O Que Considerar na Contratação de Um Serviço de Rastreamento?
Veja aqui nossas dicas para você:
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Tecnologia de LocalizaçãoImportante ter uma das duas opções: GPS/AGPS ou Rádio. 
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Frequência de posicionamentoDe preferência que seja configurável e que não tenha custo por posição recebida. 
 É muito importante que em deslocamento o equipamento embarcado envie posições conforme sua mudança de direção e angulação.
 A posição recebida deve ser sempre “on-line”, mas o sistema deve guardar o histórico de posições.
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Transmissão de dadosO meio mais recomendado hoje, pela sua relação custo-benefício é o GPRS (Canal de dados das linhas GSM M2M ). 
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Operadora de TelecomO mais importante neste caso é a área de cobertura. 
 Verifique quais os locais onde seus veículos mais circulam e escolha a operadora que melhor atenda este local.
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Acesso via WebUm bom sistema de rastreamento deve permitir acesso via internet a qualquer veículo da frota, de qualquer local, a qualquer momento e sem limites de acesso. 
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Cercas EletrônicasAs cercas eletrônicas devem ser criadas facilmente e o sistema deve alertar o usuário imediatamente caso um veículo se movimente fora das cercas programadas. 
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Histórico das rotasO Sistema deve permitir a análise de toda a rota realizada e gerar históricos. 
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Ações no veículoAções como bloqueio/desbloqueio em tempo real são fundamentais para o bom desempenho das operações. 
 Identificador de motorista ajuda a prevenir utilização indevida do veículo além de proporcionar um controle efetivo sobre a jornada de trabalho de cada motorista.
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Equipamento embarcadoO equipamento embarcado no veículo, ou seja, o rastreador, é fundamental para um bom funcionamento do sistema. De preferência para rastreadores que já são homologados pela Anatel. 
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InstalaçãoTão importante quanto qualquer outro componente de um sistema de rastreamento a instalação do equipamento (rastreador) é fundamental para que não ocorram problemas no veículo e na comunicação com a central. 
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RoteirizadorSoftwares mais avançados possuem um módulo de roteirização embutido para montar rotas com distâncias reais das ruas e rodovias, respeitando o sentido e direção. 
 Também é importante que o sistema gere alertas caso o veículo saia da rota programada.
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GerenciamentoO Software deve fazer um gerenciamento operacional baseado em parametrizações, ter alertas automáticos sobre sensores e tempos de rotas e de chegada. 
 Deve permitir ações automáticas mesmo em área de sombra. A pesquisa de veículos próximos é sempre uma importante ferramenta.
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ControleO usuário deve ter a opção para cadastrar as áreas de riscos, áreas onde à perda do sinal, velocidades máximas, assim o operador é avisado automaticamente quando o veículo se aproximar de tais limites. 
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SensoresO equipamento embarcado e o software de rastreamento devem controlar os vários tipos de sensores existentes: botões de pânico, identificador de motorista, presença de carona, abertura de porta baú, desengate de carreta, motor ligado, limpador de pará-brisa, corte de bateria, temperatura do baú, movimento brusco, telemetria (rpm, óleo, etc.) e outros. 
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Atuação do OperadorO operador deve ter ação para corte de combustível, corte de ignição, travamento das portas, sirene, piscas, trava de quinta roda, trava de baú etc. 
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RelatóriosDe preferência para softwares que possuam relatórios fáceis com a opção de gerar gráficos e exportação para PDF ou excel. 
 Os relatórios devem trazer informações sobre velocidades, jornada de trabalho, KM percorridos, paradas realizadas, distancias entre pontos, rotas percorridas, tempo que o veículo ficou ligado, custos etc.
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MapasO Software deve oferecer mapas atualizados com toda malha viária e mapas que permitam uma consulta por ruas, CEPs e numerações. 
 O sistema deve ter todas as médias e grandes cidades mapeadas além de permitir um zoom detalhado das ruas.
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Estrutura e TecnologiaAvaliar a estrutura e tecnologia do Sistema de Rastreamento é fundamental para não ocorrer surpresas quando você mais precisar do serviço. 
Referências:
http://blog.rotaexata.com.br/dicas-para-contratar-um-sistema-de-rastreamento-veicular







